sábado, 22 de novembro de 2008

Crónicas estapafúrdias vol. I - "Mais eu durmo.."


Amigos blogistas,
Quantas vezes não ouviram ou participaram até, em episódios cómicos, hilariantes, incríveis, surreais, anormais, tristes, deprimentes, no fundo estapafúrdios, em contexto de trabalho??! Não tenho dúvidas que sim.. Eu já assisti, já ouvi, e se calhar até já fui protagonista..
Este não é o meu espaço, é o nosso! A partir deste momento estão abertas as "Crónicas estapafúrdias". Relatem, através dos "Comentários", tudo o que achem que vale a pena outros conhecerem, para assim rirem, ou chorarem convosco..
Este é o primeiro volume e de seguida apresento-vos as primeiras crónicas. As seguintes vão sendo expostas por mim e por vós. Lembrem-se! Por nós! Eu apenas faço o papel de gerir, de compilar e espero eu "publicar" os próximos volumes.
Involuntariamente estas crónicas já começaram com o post "As Setas", quem ainda não o conhece, recomendo.
Nota: As Crónicas reflectem interacções entre todas as classes profissionais e/ou utentes: enfermeiros-médicos; médicos-AAM; utentes-AAM;Técnicos RX-enfermeiros; fisioterapeutas-médicos; Técnicos laboratório-farmacêuticos, etc, etc, etc.. todos os cruzamentos possíveis!
Todos os nomes nelas contidos são pura ficção. Baseado em factos verídicos.
Vol. I
Pouco passava da 1h da madrugada quando a Dr. L entra em OBS, dirigindo-se à cama 6. Sr. António, você tem que ser operado! atira fulminante. Após 4 segundos de um longo silêncio, responde ainda atónito, operado??! eu? Sim! o Senhor precisa de ser operado, repete. O Sr. António era uma homem da lavoura, que com os seus 82 anos ainda semeava batatas, braços carregados de veias do trabalho duro, pele um pouco estragada pelos anos e pelo sol. Suspeitavam de uma peritonite, sabiam o risco, sabiam que muitos como o Sr. António, apavoravam-se com a mesa de operações, preferiam morrer em sofrimento mas em casa, do que no escuro, na solidão, num bloco operatório.

Os verdadeiros cirurgiões fecham a cortina da cama 6 de OBS e sentam-se na cama, junto ao Sr António. Está melhor? ainda são muito fortes as dores de barriga? Já aliviaram um pouco Srº Doutor, obrigado, Deus o abençoe. Srº António o senhor está com um grave problema na barriga e se nós não o operarmos o senhor vai continuar a ter muitas dores e muito possivelmente não vai resistir. Mas eu tenho 82 anos doutor, já não tenho idade pra operações..
Tem razão, já não tem idade pra estas andanças, mas nós também não o operaríamos se não achássemos que era o correcto. E acredite em nós, o mais correcto é percebermos a causa da sua dor, que agora aliviou mas durante a noite pode ser insuportável, e amanha e depois de amanha piorar ainda mais.. pois doutor o que eu quero é que este sofrimento passe, completa o doente. Hoje em dia tudo é muito mais seguro, nada é como antigamente, no tempo em que muitas coisas ainda se estavam a experimentar, a estudar. Não lhe digo com toda a certeza que tudo vai correr bem, mas posso assegurar-lhe que temos muitas hipóteses para que não corra mal. Pronto Drº vamos a isso então, termina menos assustado.

Na verdade, como a Dr. L não era uma verdadeira cirurgiã, esperou que o Sr António dissesse que não queria ser operado e então, desta vez, termina ela "Olhe, mais eu durmo.." E será que dorme bem?! pergunto eu...FIM
Depois de uma primeira crónica um pouco extensa, finalizo com outra mais curta e com pouco enredo..
Doutor! chama ao longe, no corredor, o enfermeiro T. O que é que o doente da maca C vai fazer ao Porto? Não sei o que é que isso lhe pode interessar, responde o médico. Incrédulo, não ouvi como acabou esta crónica estapafúrdia, mas com tempo, sendo comigo, talvez lhe tivesse respondido que provavelmente interessaria, para puder explicar ao doente o que de facto vai fazer ao Porto.. por muitos defeitos que tenhamos acho que os enfermeiros evitam dizer: "Olhe Sr. Araújo, você tem uma PCR elevada, as enzimas estão normais, vamos ver...." é preciso ver, ver.. logo... E assim sem querer passou a 3ª crónica estapafúrdia... é a vossa vez!!

13 comentários:

  1. CADA VEZ GOSTO MAIS DESTE BLOG
    FIZESTE IMENSO SUCESSO COM A PAGINA DO EUROMILHOES, MAIS DE 30 COMENTARIOS, MUITO BOM.
    O MOVIMENTO ESTÁ A CRESCER.
    MANDA O LINK PARA A ORDEM DOS ENFERMEIROS
    ABRAM ALAS

    ResponderEliminar
  2. 4ª crónica = Chega ao SU um querido avó ~80 anos, acabadinho de ser atropelado (a valer, coitado!!)com quase amputação de 1 membro inf. e com o outro em péssimo estado. O ortopedista de serviço após avaliar os ferimentos (isso é após avaliar "os ossos" porque isso de avaliar vítimas de trauma seguindo o ABCDE - SÓ nos livros!!!), diriga-se para o nosso querido avó e grita-lhe "Ó avózinho, ums das pernas já se foi e a outra....vamos lá ver!!!!"
    ............. Na altura fiquei sem palavras......


    Haveria algo por dizer??.......... Se calhar ao ortopedista 1/2 dúzia de palavrões......... e mesmo essas não seriam suficientes!!!!

    Já agora Parabéns a este blog... ADOREI!!!
    Afinal ainda existem enfermeiros!!!

    ResponderEliminar
  3. Pois, é guilherme histórias estapafurdias, hilariantes e heróicas é o que não falta no nosso dia a dia!E prevejo quais os grandes protagonistas destas histórias...e claro que vos vou contar uma!
    depois de referir que um doente está com baixos débitos urinários, edemas generalizados e exacerbados até ao ponto de não conseguir fechar os olhos, a resposta que obtive "...o doente precisa é de hidratação abundante, pois o inchaço é estética..."!E mais não digo!

    E já agora um abraço a todos os participantes deste blog ao que parece todos nós nos conhecemos e se calhar até somos amigos.

    ResponderEliminar
  4. um dia uma médica chamou o enfermeiro do outro lado do serviço, "Oh zé venha cá..". O enf. Zé não gostou, mas pensou e mais tarde, do outro lado do serviço ouviu-se " Oh paula, anda cá já ver o doente!" (O enf. zé a chamar a Dr.)
    É escusado dizer que nunca mais chamou ninguem pelo proprio nome no serviço aos berros, sem antes colocar a categoria profissional antes do nome!! Agora chama e diz, Sr. Enf.º Zé podia vir aqui sff?" Vira-se o feitiço contra a feiticeira....

    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  5. Bom dia!

    Num determinado turno em que eu estava escalado para a triagem, chamei por um senhor que tinha 74 anos. Disse-lhe: "Boa noite!" ao que o senhor replicou também com "Boa Noite!".

    E perguntei-lhe: Então senhor "A" o que é que o trouxe cá?

    e ele respondeu: "A Mota!"

    NEL.

    ResponderEliminar
  6. Uma situação hilariante e de certo única, foi ver um médico a cantar ao ouvido de uma sra de idade que se encontrava agitada, para ver se ela adormecia... Sem duvida!! Um gesto carinhoso!!!
    E não pense que era um recém-formado...

    ResponderEliminar
  7. Conto aqui uma história que vivi na 1ª pessoa e que me marcou muito como profissional de Enfermagem e como filha... Suspeitando que o meu pai (55 anos) apresentava uma sintomatologia recente sugestiva de um Tumor Cerebral levei-o às urgências de um Centro de Saúde na esperança que o enviassem o mais rapidamente possível para um hospital onde pudessem fazer os exames necessários para acabar com esses meus receios... Entrei com ele e expliquei ao Dr. H. toda a sintomatologia apresentada e falei-lhe abertamente do meu receio... devo dizer que fui literalmente ridicularizada e apelidada de exagerada... diagnóstico do Dr. H. "o seu pai precisa é de umas férias para bem longe daqui... o que ele tem é apenas saudades da sua juventude"...Foi este o diagnóstico e saímos incrédulos com uma prescrição de férias para bem longe...
    poucas horas depois recorri por outros meios a uma 2ª opinião e confirmaram-se todos os meus receios.. o meu mundo desabou. o meu pai, a pessoa que eu mais amava no mundo morreu passado 2 meses e meio... depois de uma luta sem tréguas contra sistemas instalados e viciados...
    morreu nos meus braços, no aconchego do nosso lar... longe desse estúpido sistema que teima em nos aceitar apenas como mais um número para estatistica...
    Agora pergunto... que raio de médico é este???

    ResponderEliminar
  8. Esta crónica é do mais estapafúrdia que vivi até hoje.
    Aqui vai:
    -D. C.(AAM do serviço), por favor vá ao SU ao gabinete da medicina ter com a Dra. Ana Lisa para ela preencher e assinar a requisição da PV e depois leva a requisição e os tubos ao Laboratório.

    Passados +/- 10 minutos

    D. C. ao telefone:
    -Enf. já corri o SU de uma ponta a outra não sei quantas vezes e ninguém encontra nem conhecem nenhuma analista!!!!

    Depois de rir à gargalhada e de enxugar as lágrimas retorqui:
    -Oh D.C. não é analista é ANA LISA é o nome da médica....

    ResponderEliminar
  9. Situação: Corredor de enfermaria de cirurgia homens, o Dr. V foi à sala de enfermagem, olhou para o quadro, encolheu os ombros e ia-se embora, na outra ponta do corredor a enfermeira chama o médico e pergunta-lhe se veio para ver o Sr. Manuel, ao que ele responde: Não sei, venho para ver uma perna!
    Palavras para quê?

    Parabens

    ResponderEliminar
  10. e como é que vós tratais/chamais os auxiliares?

    ResponderEliminar
  11. Eu trato sempre com respeito acima de tudo.. Muitas vezes reparo em algum desrespeito tanto de uma como de outra parte.
    Não gosto é dos irresponsáveis e dos que estão sempre a fingir que não ouviram o que lhes é dito, virando as costas.
    Posso dizer-te caro(a) anonimo que a classe que eu mais admiro e respeito a intensidade do seu trabalho são as auxiliares (mulheres), têm que limpar, arrumar, cuidar, alimentar, aspirar, transportar, etc..
    Mas não te preocupes porque concerteza haverá um post para discutir o conflito entre auxiliares e enfermeiros.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. E o k axam dos bombeiros, cruz vermelha... k nos trazem a maioria dos doentes??

    ResponderEliminar
  13. Provavelmente só eu vou ter oportunidade de te responder, mas penso que a opinião acerca dos bombeiros é unanime. Tenho muito respeito e consideração pelos bombeiros, para mim um bombeiro é um colega de trabalho. Uns têm mais conhecimentos que outros, mas isso é normal. Também compreendo que não devem ter muitos fundos para formação. Mas acima de tudo são pessoas competentes, preocupadas e prestáveis.
    Fico feliz por bombeiros visitarem também o blog
    Abraço
    G.

    ResponderEliminar