quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Crónicas estapafúrdias vol. V - Tragédias


Plagiando o Capitão, durante 8 horas consecutivas ouvimos o matraquear de maleitas. Sr. Enfermeiro dói-me o peito, Sr. Enfermeiro falta de ar, Sr. Enfermeiro vomitei, Sr. Enfermeiro dei cabo dos dedos, Sr. Enfermeiro ando triste, Sr. Enfermeiro dói-me a barriga, perco sangue, é a febre, é a alergia, é o pé, são os dentes, é a tosse, são os ouvidos, são os gazes. Sr. Enfermeiro não come, não mija, Sr. Enfermeiro bebeu demais, comeu demais, não bebe, não come. Caiu de 5 metros, caiu de 10, de 20. Sr. Enfermeiro partiu o braço, a perna, o queixo, as costelas, os dentes… chegaaa!! Mit tausend Teufeln!! Só tragédia porra. Por que é que de vez em quando, não nos vêem visitar só pra dizer:
Sr. Enfermeiro hoje não me queixo de nada, sinto-me mesmo bem;
Sr. Enfermeiro você é impecável;
Sr. Enfermeiro onde é que você arranjou tanto estilo?!
Sr. Enfermeiro trago-lhe aqui estes chocolates.. gosta do negro ou de leite?
Sr. Enfermeiro ganhou o 3º prémio do Euromilhões;
Sr. Enfermeiro sou o homem mais feliz do mundo, hoje fui pai;
Sr. Enfermeiro, vim aqui de propósito só pra dizer que os enfermeiros são pessoas excepcionais;
Sr. Enfermeiro, trago-lhe aqui um capuccino, gosta de vanila ou moka?
Sr. Enfermeiro o Benfica ganhou a liga dos campeões;
Sr. Enfermeiro a Juventude de Viana é campeã nacional;
Sr. Enfermeiro o Cavaco mandou o Sócrates de frosques...
Mas não… é só tragédia…
G.

8 comentários:

  1. Será que estamos a perder a capacidade de ver aquilo que ainda temos de bom?

    Temos trabalho (para já!!) Já é bom!!

    Saudações colegas


    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  2. Post que parece um texto de humor à gato fedorento .

    :)

    ResponderEliminar
  3. é assim porque um hospital é um local ao qual, por excelência, as pessoas recorrem porque não se sentem bem. Felizmente começa a ser também um local onde as pessoas voltam para dizer: "obrigado(a) sr(a) Enfermeira, a sua disponibilidade, a sua boa disposição, a seu saber fazer ajudou-me a recuperar." E muitos não o fazem mas tenho a certeza que o pensam. Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. de facto tem semelhanças com um sketch do gato fedorento, mas não foi minha intenção plagiar, uma das coisas q gosto de ser é original.
    Sabes que apos muitos turnos desgastantes a triar, mesmo antes de aparecer esse sketch, a ouvir queixas e mais queixas, umas insignificantes, outras muito significantes, fazia muitas vezes este jogo surreal, imaginava talvez para descomprimir, que ainda haveria aparecer alguem pela porta da triagem a dizer qualquer coisa daquele genero e evidentemente ria-me... sabes que sou mt dado ao surrealismo e este post como decerto compreendes é completamente surreal... provavelmente foram os gatos fedorentos que copiaram a minha ideia ;))
    Com isto não tou a dizer que disseste que este post era uma copia... são só ideias.. coisas parvas que de vez em quando me lembro
    Abraço
    G.

    ResponderEliminar
  5. Caro Shadow Chronicles,
    Não podemos estar agradecidos simplesmente porque temos um trabalho. Temos de estar agradecidos por termos emprego na área para a qual estudámos e que (uns mais que outros) gostamos de trabalhar.

    Ainda bem que os doentes se queixam... experimentem sair da urgência e trabalhar com pessoas para quem a dor é normal, crónica e nada pedem. Contorsem-se, facies de dor, mas se não lermos as entrelinhas, nada fazemos...

    E se agradecemos demasiado o trabalho que temos,os nossos patrões ainda nos espetam............ (linguagem imprópria removida pelo autor) e esperam que estejamos gratos por termos trabalho. Cuidado com o que dizemos que se agradecemos muito, levamos por tabela.

    e muito bem lembrado anónimo, que ainda há quem volte só para agradecer aos srs enfermeiros. "Porque eram vocês quem lá estava sempre. O dr só lá passava às vezes de manhã."

    E muito se lê nas entrelinhas...

    ResponderEliminar
  6. Ao ler este post, lembrei-me de imediato de uma história muito engraçada que me aconteceu ao longo de uma estágio, numa outra cidade que não viana. No estágio de cirurgia, eu e uma colega, fomos surpreendidas por duas doentes da psiquiatria (que tinha sido nossas doentes no estágio anterior)a presentear-nos com um "miminho" para cada uma. A minha colega, que fazia anos nesse mesmo dia, teve direito a um bolo feito pela filha de uma outra doente. O curioso, é que estas mesmas doentes, para nos mimarem, "fugiram" do serviço de psiquiatria, que ficava num outro edificio, numa outra rua, e onde tiveram que passar pelo segurança do edificio, assim como pelo pessoal do serviço. Lembro-me frequentemenre deste gesto ternurento.
    Ressalvo que as doentes estavam bastante bem emocional e psiquicamente.
    Afinal não são só lamentações...Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Caro João A. Agradeço desde já a sua chamada de atenção.
    Tem razão no que diz!
    Apenas fui curto na minha mensagem o que terá levado a extrapolar outras ideias, que não são aquelas que tinha em mente!

    Agradeço sim, ter o trabalho que gosto,independentemente do serviço, dado que já passei pelos internamentos de Medicina e Urgencia e apesar de sermos mal reconhecidos. Felzmente, alguns doentes regressam para agradecer, mas para mim, o melhor agradecimento é ver o sorriso deles na cara e não se vão embora enquanto não vem me apertar a mão para se despedir. É o melhor reconhecimento e agradecimento que poderiamos ter em termos pessoais!
    Mas estamos aperder a capacidade de ainda ver o que de bom ainda temos e temos para dar! O peso do stress diário, das pressões está a começar a toldar as nossas emoções, a nossa capacidade critica, a tolerancia, o peso das finanças! Isso e muito mais.

    Saudações caro colega João e todos os demais.

    Shadow Cronicles

    ResponderEliminar
  8. Realmente eu devo ser uma pessoa com sorte, pois ja recebi chocolates, bolos, alheiras...mas ainda melhor do que estas coisas, é receber um obrigado e um sorriso quando as pessoas me encontram e me dizem que lhes melhorei a qualidade de vida...é mt gratificante

    Abraços

    ResponderEliminar