segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Faz-me espécie...


Às vezes penso que estamos a sofrer as consequências dos tempos das vacas gordas. Temos enfermeiros com anos consideráveis de serviço que ganham para cima de 4000 euros, por outro lado, temos enfermeiros com alguns anos de serviço que ganham para baixo de 900 euros, (tendo em conta que, na maioria dos casos, este último trabalha mais, tem mais responsabilidade e mais risco).
Outra coisa que me faz espécie são as ginásticas das chefias...
Ora agora vais chefiar o Bloco, depois, porque aquele senhor doutro quer, vais chefiar a Consulta externa, agora é melhor saíres da Consulta externa, porque parece mal, já lá há muitos chefes.
Ok boss..
Também há um serviço, se assim o poderei chamar, onde temos um enfermeiro chefe a chefiar um enfermeiro... imagino a complicação para fazer o horário e incutir dinâmicas de grupo. Depois temos a variante de um serviço com um enfermeiro chefe a chefiar zero enfermeiros. Ou seja, é um serviço onde o enfermeiro faz a coordenação... dele próprio. Também havia um célebre serviço onde coabitavam dois enfermeiros chefes para uma equipa, mas depois optaram pelo remendo mais acessível, dividir a equipa em duas, para assim encaixar as chefias. Por último, lá a beira lethes, temos o inverso, um enfermeiro chefe a chefiar duas equipas, constituindo-se assim um ser omnipresente. Tudo é possível, basta querer... e poder.

2 comentários:

  1. AS chefias deste hospital funcionam como o poder político...Os lideres/chefes revezam-se uns aos outros mas os "Tachos" são sempre para os mesmos...E nós conhecemo-los tão bem!!!

    ResponderEliminar
  2. Carríssimo,nos idos de 1977,quando terminei o curso havia apenas e chegavam 4 categorias de enfermeiros,a saber,Enfermeira Chefe,Enfermeira sub-chefe (quando havia,o que era raro)Enfermeira de primeira e Enfermeira de segunda as auxiliares foram integradas após um curso de 9 meses e passaram à gategoria de Enfermeiras de segunda.Olhe que não havia tanta disputa e até nos davomos muito bem,não se atraiçoava ninguém por causa de um escalão.........

    ResponderEliminar