quinta-feira, 1 de abril de 2010

Institucionalizado



Há uns dias chegou uma senhora idosa à Urgência, a carta de referência dizia "problemas na institucionalização". Aparentava uma demência e não se sentia bem no lar, não estava no seu habitat natural, não estava "institucionalizada". Esta é uma das palavras que figura no meu top ten de palavras mais aterradoras. Uma outra é infanticídio... outras virão.

Quando surgiu este episódio da senhora que "não estava institucionalizada", veio-me logo à memória um dos filmes da minha vida, um filme de baixo orçamento que é considerado por muitos um dos melhores filmes de sempre - Os condenados de Shawshank. Isto porque lembrei-me de imediato daquele senhor que vivia há mais de 40 anos na prisão, este sim, estava "institucionalizado" acabando por se suicidar quando libertado. Morgan Freeman, temendo estar também a ficar "institucionalizado", demonstra aqui, nesta grandiosa cena, a sua total indiferença pela decisão de continuar preso ou ser solto. A meu ver uma das melhoras representações de sempre, que nunca esquecerei e que me fez ver o filme possivelmente e sem exagerar, umas 4 ou 5 vezes ( só é pena não ter encontrado legendado). Quem não viu recomendo, apenas contei uma pequena parte, que por acaso é previsivel, mas nada mais conto, vejam apenas, o que não acredito que ainda não o tenham feito.

3 comentários:

  1. boas...

    Sem dúvida um grande filme...sabes o que me faz lembrar os animais no zoo...cada vez mais a palavra instituição assume um papel mais importante do que a palavra familia...é moda as crianças serem institucionalizadas na creche, no infantário, na escola, na piscina, na música, no OTL..são tantas que n admirem que as crianças nem cheguem a aprender a viver em familia e pior de que isso n admira que nos enfiem num lar mal tenhamos 65 anos e mais de três medicamentos p tomar por dia...
    Assusta ver todos os dias as familias tentarem inventar doenças para jsutificar o internamento dos idosos...acho que se agora é assim daqui a vinte anos qdo esta nova era da "playsation" forem adultos...estes jovens "autistas" que mal chegam aos cafés, aos restaurantes, so se calam qdo os pais lhes enfiam a PSP à frente...é assustador...as crianças de hoje socializam, oupor sms ou através das redes sociais...

    Onde será que vamos parar...

    Bom post guilherme parabens!!!

    ResponderEliminar
  2. Um dos comentarios mais interessantes que li aqui no pddse. Assustador de facto. Pode ser que ainda se vá a tempo e se eduque adequadamente os nossos filhos, porque senão vão ser eles os primeiros a remeterem-nos para um lar, contra nossa vontade.
    Permite-me que o proximo post sejam as tuas palavras

    ResponderEliminar
  3. Olá Guilherme,

    Sim claro que podes usar as minhas palavras, estas à vontade!

    Grande abraço
    Enfwarchild

    ResponderEliminar