quarta-feira, 12 de maio de 2010

Por pouco não ia ao Você na TV!












Os mais atentos sabem que não costumo andar muito atento à minha caixa de correio e por isso faço desde já um apelo, caso me enviem um email pessoal, notifiquem-me no próprio blog.
Há uns dias o pddse foi contactado pela TVI! Tanto insisti, aqui no blog, na realidade e gravidade burnout em prof. de saúde, que fui convidado a falar. Mas já cheguei tarde... Este era o email:

Boa noite Guilherme(?),
O meu nome é Rosário Mendonça e sou editora do programa Você na TV, o programa da manhã da TVI. Estou, desesperadamente, à procura de profissionais de Saúde que sofram, ou tenham sofrido, de Síndrome de Burnout. A ideia é que, amanhã, nos possa relatar com um testemunho do processo pelo qual passou, ou está a passar. Este testemunho pode ser presencial, ou ao telefone. Em qualquer dos casos, garantimos anonimato se assim o desejarem. As nossas instalações são em Queluz de Baixo, as despesas de deslocação são da nossa responsabilidade e hora da participação é entre as 12h00 e as 13h00. O meu contacto, para além deste e-mail ou do (retirado pelo autor)@tvi.pt é (retirado pelo autor)

A minha resposta:
Muito boa noite,
Lamento imenso não ter respondido a tempo. Não tenho andado muito atento a esta caixa de correio. O Guilherme de Carmo é um nome fictício de um enfermeiro que tem como objectivo reflectir e discutir sobre os graves problemas da enfermagem portuguesa, mas que por motivos maiores necessita manter anonimato.
Sinto extrema desilusão por não ter assistido e participado nessa discussão. Muito haveria por dizer de facto. O burnout em profissionais de saúde é um problema que tem aumentado exponencialmente. Em trabalhos de investigação aponta-se a medicina e enfermagem, como os principais alvos de stress prolongado, que levam ao sindrome burnout.
Esta semana pôs termo à vida um jovem médico, causa PROVÁVEL - problemas laborais.
A nível pessoal, felizmente, não direi que me encontro em "burnout". Contudo existe uma série de factores como:
Fracas condições de trabalho;
Injusta valorização da "carreira" de enfermagem, "carreira" esta que está congelada há (salvo erro) 8 anos, daí as aspas, é uma carreira fantasma;
Desrespeito, humilhação remuneratória;
Atitudes discriminatórias, ofensivas das administrações hospitalares;
Falha na segurança física dos profissionais de saúde;
Não pagamento de trabalho extraordinário;
Desvalorização substancial das horas de valor (nocturnas, feriados, fins de semana);
Indefenição, desvalorização das especialidades de enfermagem, etc etc,
que desgastam TODOS os enfermeiros, profissionais que, como calcula, deverão estar o máximo possível "em paz", para melhor cuidar o doente.

Fico inteiramente disponível, caso surjam futuros programas, debates, sobre este problema. Pode contactar-me caso deseje, via email, ou preferencialmente através do próprio blog porquedeixeideserenfermeiro.blogspot.com, clicando em "comentários"
Com os melhores cumprimentos
G.

Sem comentários:

Enviar um comentário