sábado, 4 de setembro de 2010

Mais de metade dos utentes do SNS não diz "Obrigado"


Um estudo efectuado pela Universidade de Aveiro em parceria com porquedeixeideserenfermeiro.blogspot.com, chegou a conclusão que, em cada 20 utentes dos serviços nacionais de saúde,

12 não cumprimentam os profissionais
11 não agradecem o(s) serviço(s) prestado(s)
3 tem atitudes ofensivas (injúria, ameaça, desrespeito, insinuação).

NOTA: Todos estes dados são pura invenção. Não passam de uma mera estatística mental do autor, que encontrou assim uma forma de expôr a cruel evidência - a medida que passam os anos, a sociedade (TODOS NÓS) perde as boas maneiras e os bons costumes.

6 comentários:

  1. E faltam os que Mentem com todos os dentes Possiveis e Imaginários!!!!

    ResponderEliminar
  2. A aposta da responsabilização dos utentes também tem de passar pela penalização dos que abusam da sua condição.

    As instituições deveriam ser céleres e facilitadoras de processos crime contra utentes que agridam profissionais.

    Deveria existir maior vigilância por parte das forças da autoridade e disponibilizarem-se advogados mais facilmente nestas questões.

    Ao envergarmos uma farda a agressão dirigida a nós é também contra património do estado, por assim dizer.

    Deveres do utente... também importa sublinhar que não são só direitos... depois admiram-se que o pessoal tenha uma atitude defensiva...

    http://saudeeportugal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. BEM ME PAREÇIA QUE ISSO ÉRA INVENÇÃO, É QUE NA REALIDADE OS NUMEROS DEVEM SER BEM SUPERIORES NÃO TENHA DUVIDAS

    ResponderEliminar
  4. Pois, quanto aos critérios de "não cumprimentam os profissionais" e "não agradecem o(s) serviço(s) prestado(s)", e admitindo o gozo destes supostos resultados, eu até acredito que os numeros sejam bem superiores.

    Contudo, poderiamos inverter a coisa e estudar os proffisionais...e por experiência própria não chegariam a uma conclusão muito diferente. No SNS parte-se sempre do principio que é o utente "é carne para canhão", só quando damos um puco de nós lá percebem que, eventualmente, não estão a atender mais um "labrego".

    As excepções, são isso mesmo, excepções. Aliás, em todas as áreas profissionais que impliquem atendimento ao público.

    ResponderEliminar
  5. estou inteiramente de acordo contigo. Este post tinha como unica intenção analisar (de forma ficticia) a relação utente ----» profissional. É claro que na relação inversa existe muito mau trato e por vezes de proporçoes extremamente graves e em enumeros posts já evidenciei esse mesmo facto. Num post que sera publicado brevemente será novamente "dissecado" o mau trato de profissionais a doentes - desta vez falarei especificamente de cirurgiões.

    ResponderEliminar
  6. Acho que precisavamos todos (portugueses) de ter mais respeito pelo outro. Seja enquanto alunos, profissionais, utentes, vizinhos, automobilistas...sei lá.
    A situação económico-social actual tb n ajuda. As pessoas estão cansadas, desiludidas e descarregam no primeiro que aparece.
    A meu ver uma boa coisa era se cada um de nós tentasse mudar...já ouviram falar no efeito borboleta? :)

    ResponderEliminar