terça-feira, 14 de agosto de 2012

Motivos da estagnação da Enfermagem no séc. XXI

Não se assustem com o título, não se trata de nenhuma tese de Mestrado, mas até bem que poderia ser.

Como todos sabem, enfermagem atravessa uma crise sem precedentes, não é novidade para ninguém.
Quem são os responsáveis?
Governo, Ordem e Sindicatos, não necessariamente por esta ordem, contudo os principais responsáveis somos nós, enfermeiros.
Fomos nós que há anos atrás perdemos a oportunidade de ficar a ser remunerados como licenciados, pois haviam muitos pruridos em recém-licenciados passarem a ganhar mais que profissionais com carreira, seria melhor esperar que todos os bacharéis acabassem o trágico Ano Complementar... como diria um bom amigo, BOOOOAAA!
Fomos nós que pouco unidos e visíveis estivemos no momento das negociações da carreira e depois é a carreira que se vê, ou nem se vê.
Fomos nós que sempre fomos muito macios em época de manifestações e greves.
Somos nós que sempre estivemos dispostos a alimentar guerrinhas inúteis entre sindicatos e a descredibilizar sem fundamento, as suas actividades. Leio comentários pelos Blogs e ouço frequentemente acusações que me tiram do sério, "Ai, o meu Sindicato é o maior, o outro não vale nada.", "Estes gajos do sindicato são uma cambada de incompetentes, não fazem nada.", "Ai não sou sindicalizado, porque não vale a pena, nunca conseguem nada"

Parem mas é de reclamar e façam alguma coisa pela vossa classe profissional!


1 comentário:

  1. Alegre-se Colega, tudo vai bem, veja o que diz a nossa Ordem (recomendo-lhe a leitura de: A medalha de lata da OE no blog http://planodecuidados.blogs.sapo.pt/ ) e também no mesmo blog leia "um Álvaro Pereira feito" ou aré mesmo o link http://www.ordemenfermeiros.pt/comunicacao/Paginas/BastonarioHospitaisSrBonfim.aspx no site oficial da OE para ver como temos um Bastonário que aplaude a usurpação da Saúde pelo sector privado quando sabemos bem que estes grupos só vem para explorar quem trabalha e os doentes muitos deles com parcos recursos.

    A Enfermagem está entregue à bicharada e quem se lixa somos nós

    ResponderEliminar