terça-feira, 4 de junho de 2013

Querido mudei a entrada do Serviço de Urgência!


Olá amigos!

Voltei! Estavam com saudades? Voltei sim e volto em grande, com uma ideia genial! Desculpem.. quando tenho ideias assim, fico empolgado...

Conhecem a entrada do nosso Serviço de Urgência? 
A maioria decerto que sim, mas já pararam uns minutos por lá, para reflectirem um pouco sobre o degredo que é a NOSSA entrada do Serviço de Urgência, o rosto do NOSSO hospital e a entrada do local de  trabalho de muitos? Convido-vos a fazê-lo. Esta imagem é uma pequena amostra, pois obviamente, não seria sensato andar a tirar várias fotos, mas espero que a minha descrição abra os olhos a todos os utentes do NOSSO hospital!

Podemos começar pela pintura. Será certamente de um amarelo-esverdeado-branco sujo, sim acho que seja essa a cor. 
Depois temos uma conduta metálica de 7 metros talvez, que na imagem se consegue ver uma parte, no canto superior direito, que qualquer dia, tenho receio que ceda e caia na cabeça de alguém (pelo menos estarão perto da assistência), tendo em conta a sua inclinação e deformação. De lá saem fios de electricidade (deduzo eu), que se penduram, nos postos telefónicos. Aqui a imagem é bem elucidativa, um telefone para dois postos e reparem bem na categoria dos postos... limpinhos, limpinhos.. bolas, onde é que eu já ouvi isso. 
Bom adiante, depois temos 2 vasos-cinzeiros (a imagem apenas mostra um), pretos das beatas, mesmo bem pertinho à entrada dos doentes, como que a convidar ao fumo (é bom porque desta forma os doentes iniciam desde logo a nebulização). Temos também  a barra metálica no canto inferior direito da foto, com igual inclinação, provavelmente da quantidade de pessoas que lá se encosta e senta.
A tal conduta metálica atravessa o local onde os veículos param para deixar os doentes e desagua numa sala de espera que de espera nada tem, pois ninguém se atreve a lá esperar. Aqui o cenário é ainda mais dantesco. Esta sala, caros utentes, é um dormitório e um local de passagem de muitos jovens que saem da discoteca e vão comer uma sandes à máquina que lá está. O cheiro é fétido de urina, o chão está levantado e cravado das marcas das beatas e o wc nem se fala, parece o de uma discoteca no final da noite. 
É esta a imagem que queremos para o nosso hospital acreditado?
Bem sei que uma boa parte das pessoas que vai ao Serviço de Urgência está doente, mas será que não ficaria um pouco menos doente, ao ver uma entrada com categoria?

Por isso lembrei-me dos funcionários do SIE. É um serviço com tantos funcionários, que decerto poderiam retirar algum tempo para fazer umas obras e arranjos. Fica a sugestão.

Caso esta não seja atendida, vou fazer uma proposta ao "Querido mudei a casa". Não estou a brincar, estou mesmo a falar a sério! E quando quero, consigo.




3 comentários:

  1. Olá Guilherme.
    Concordo totalmente com a tua observação, excepto no seguinte: É que se renovarem o exterior da urgência, depois deixa de combinar com o restante serviço. (sarcasmo)

    Deixando de piadas, convido-te a visitar outros serviços do hospital, se reparares alguns deles até se pode comer no chão, tal é a limpeza e o asseio.
    Como estamos dentro da mesma instituição e com os mesmos serviços de apoio e logistica, tão grandes diferênças devem-se dever a outros fatores, que deixo à tua consideração e dos restantes leitores os evocar.

    Bem haja aos olhos que veêm para além da rotina do dia a dia, porque é deles que provém a mudança.

    Até breve.

    ResponderEliminar
  2. Apoiado... ao fazer a candidatura para o exterior... tenta também para o interior, pode ser que com jeitinho eles consigam algo que há anos alguns não conseguem!
    Faz-lhes também um pedido... ao deitarem grande parte do serviço ao fundo... que façam o favor de levar alguns também ao fundo (leia-se colaboradores) é que se assim não for... não adiantará a re-qualificação.

    Pensa nisso!

    ResponderEliminar
  3. E estamos num hospital com acreditações ao mais alto nivel.......quem diria.....

    ResponderEliminar