quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O emigrante está a mudar!

Tempo de férias, tempo de regresso dos nossos emigrantes.
Por estes dias, inevitavelmente, são vários os que vemos no Serviço de Urgência.
Reparo que andam mais calmos, mais ponderados, mais afáveis!
Ainda sou do tempo em que raro era o dia de Verão em que não haviam conflitos com emigrantes, as reclamações, as queixas eram habituais, algumas com razão, outras nem por isso, mas o espetáculo no corredor, esse, era quase sempre garantido.
Agora parece-me que a mentalidade, a postura mudou... haverá alguma explicação científica??
Confesso que no passado sentia-me irritado e ofendido quando diziam (frequentemente) que em Portugal era "o fim do mundo" e que em França é que era tudo muito bom, atitudes que geravam um certo esteriótipo desfavorável ao emigrante.
Agora já posso dizer que esse esteriótipo está a desvanecer-se e a aumentar o respeito e consideração que tenho pelos nossos emigrantes.

2 comentários:

  1. felizmente! mas eu mesmo assim não vou em agosto a portugal... nem pensar!

    ResponderEliminar
  2. qualquer tuga é um potencial emigrante, ideia muito presente especialmente nos dias que correm. quase toda a gente tem pelo menos um familiar no estrangeiro nos dia que correm. quase toda a gente conhece ou tem na familia um enfermeiro nos dias que correm..

    muitos dos novos emigrantes ja sabem do q a casa gasta e ja passaram pelos dois lados da barricada. ja conhecem bem o estereotipo ligado ao "emigrante", eles próprios o tiveram nalgum momento da sua vida.

    ResponderEliminar