quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ASAE no Bar do Hospital?


Circula no hospital a notícia de que a ASAE fez uma inspecção no Bar do hospital. A ASAE não sei se terá sido, mas que vi por lá uma senhora a fazer umas anotações e pedir o livro de reclamações, vi.
Umas horas depois o Bar fechava, com um papel à entrada a dizer "em manutenção".
Os bolos, pães e afins foram "oferecidos" à Urgência e o pessoal aproveitou.
No dia seguinte já estava aberto. Tentei perceber o que tinha mudado e, a olho nu, nada vi, tudo parecia igual.
Já há muito tempo que andava para falar do Bar do hospital, mas pelo facto de nós, portugueses, lidarmos mal com a crítica, passava de assunto. Agora talvez seja um bom momento.

Antes de mais devo dizer que tenho imenso respeito e consideração pelas funcionárias do Bar.
A principal responsabilidade pelo fraco funcionamento do Bar é, na minha opinião, de quem gere.

Há alguns anos atrás o Bar foi remodelado, criando dessa forma uma infraestrutura capaz de trazer melhorias na qualidade geral, porém não se verificou melhoria nenhuma. 
A ASAE terá lá ido para fiscalizar e penalizar incumprimentos em questões de higiene e conservação de produtos, eu aproveito a deixa e vou "penalizar" a alimentação e os preços. 
As ementas não mudam, não há variedade e originalidade. A qualidade nutricional é fraca, arroz e batatas fritas é o acompanhamento permanente e diga-se, igualmente fraco. Vegetais, pouquíssimos, já para não dizer que não há opções para vegetarianos. 
Cada vez há mais inovação na alimentação, programas de TV e até canais sobre novos conceitos em culinária, porque não utilizar algumas ideias?? 
É de lamentar, um Bar de um hospital que deveria dar o exemplo em nutrição, ter ementas pouco saudáveis. 
Os preços das refeições são aceitáveis, mas os preços de todos os restantes produtos, são exageradamente elevados, para um estabelecimento que tem regalias financeiras, em comparação com os estabelecimentos comerciais do exterior. Ou seja, (corrijam se estiver enganado) não pagam impostos, ou pagam menos impostos, não pagam renda e têm centenas de sócios, que pagam mensalmente 1,5 eur, sócios esses que são os clientes e funcionários do hospital. 
Não é por isso de estranhar, que cada vez se vêem menos clientes, muitos (cada vez mais) optam pela marmita trazida de casa.
A crise veio ajudar para a queda, mas a falta de qualidade e inovação também. 
O Bar, mesmo a praticar preços mais baixos, poderia ser um dos estabelecimentos de restauração mais rentáveis da cidade. Provavelmente já é um dos mais rentáveis e talvez por isso, quem gere se acomodou, mas ainda mais poderia ser, já que tem um bom espaço e tem um enorme potencial de clientes, que não têm grande leque de opções. 
Tudo isto que acabo de dizer é partilhado por muitos funcionários do Hospital, por isso, espero que, caso os responsáveis tenham conhecimento deste post, o vejam como uma crítica construtiva e não destrutiva. O meu objectivo é que os responsáveis revejam as estratégias/objectivos, procurem a mudança, para a satisfação do cliente, que sou eu e muitos outros como eu.

8 comentários:

  1. Efectivamente foi a ASAE que visitou o bar e o que encontrou não foi nada agradavél, por isso além da falta de opções nutricionais equilibradas e variadas considero o mais grave a falta de higiene e segurança alimentar que foi encontrada,isso sim é deploravél numa instituição de saúde....no entanto as instalações de alimentação do hospital e o bar do piso 2 também foram visitadas e aí tudo decorreu com normalidade já que tudo estava conforme,valha-nos,ao menos isso...nem tudo é mau!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Santa Ignorância:
      Que sabes tu do que lá se passou?!?!?!
      Como podes fazer afirmações tão estapafúrdias e sem qualquer fundamentação no que realmente aconteceu.
      1º a ASAE nada tem a haver com as opções nutricionais, podes até só servir fritos toda a vida que a ASAE não pode intervir. Que seria da McDonalds?!?!? Que seria da PANS&Companhia?!?!?
      Podes servir somente açucares e afins que a ASAE não se mete. Senão que seria da maioria dos Snack-bar que servem refeições.
      O que foi detectado foram simples coisas e pequenos aspectos a alterar. Nada de especial. Se fosse alguma coisa de minimamente grave o bar fechava de vez.
      Quando emitires uma opinião fala com base em dados concretos.

      Eliminar
  2. Para quem segue isto, deveria visitar o site da ASAE onde é bem explicito que o Bar do Pessoal foi encerrado por questões de higiene pela entidada competente para o efeito. Não terá sido encerrado de imediato apenas por ter uma lampada para trocar.....
    A visita realizada por esta entidade a cozinha do hospital (refeições para doentes internados), refeitório do piso 1 e bar do piso 2, explorados pela Eurest não foram alvo de encerramento, qualquer alerta ou coima e pelo que sei foi-lhes dado os parabens por tudo o que viram.
    Por isso fico contente em saber que apesar de algumas vezes reclamar com a ementa ou até mesmo o método de confeção da Eurest para o nosso refeitório, sei que em termos de segurança alimentar esta reune todas as condições e por isso é certificada.
    Temos que ser realistas e aceitar que ao pagarmos por uma refeição apenas 3.90€ com prato, salada, pão, sopa e sobremesa não podemos estar á espera de comer bacalhau como é servido no Shopping que nos custa 8.95€.....

    E para quem acha que as nossas ceias são más, o que pensam os colegas de hospitais onde estas nem existem.... e eu não desconto do subsidio de alimentação para isto... é a instituição que suporta este custo e a empresa serve aquilo que lhe pagam....mesmo assim muitos colegas conseguem reclamar uma ceia com produtos que a empresa nem serve.... como o pão da foto....acho que temos coisas mais importantes para nos preocupar, como a falta de condições de higiene do local onde tomavamos o pequeno almoço ou lanche quase diário....eu tomava.... não voltarei....

    ResponderEliminar
  3. Entao quem paga a ceia? De certeza que nao é oferecida pelo administrador ou pela eurest. De uma forma ou de outra, estas a paga-la. Sei q ha outros hospitais q nem recebe mas isso nao é desculpa para que pelo meno revejam a ceia. Cortem alguns produtos e melhorem outros p.e. Para mim um pao misto em condiçoes e um sumo ja era aceitavel. A foto foi a encontrada na net, o pao nao é o mesmo, mas talvez o nosso tenha pior aspecto que o da foto. Eu preocupome com o local onde como, por isso fiz o post

    ResponderEliminar
  4. Efectivamente foi a ASAE. Pena é que só agora tenha feito esta "visita". Não me venham dizer que a culpa é da gerência. É mas não só. Actualmente, quantas funcionárias lá "trabalham"? o que fazem? será que são cegas e não viam a Mer... que lá havia? Como mulher tenho vergonha. De quanto em quanto tempo é feita desbaratização? ou melhor, há quanto tempo não era ou é feita? Não dá lucro? Respondam-me, onde compram os produtos? qual a qualidade? Eu, também me sinto culpada, pois nas últimas eleições votei nesta gestão. Respondo, fui enganada. Recordo-me perfeitamente no dia das eleições alguém gritar ganhamos, até casais houve que deram beijinhos de vitória, hoje onde estão? pois é, eles ganharam, nós perdemos. Fizeram o possível e o impossível, talvez com alguma ilegalidade no que diz respeito aos estatutos, para derrotarem a anterior gestão. Por acaso até vim a saber mais tarde, que alguém votou que nem sócio era. Não quero referir nomes, mas trataram a anterior gestão do mais baixo que havia, pondo em causa a contabilidade apresentada, pois só a actual gestão(?)era séria. Pergunto mais uma "coisinha", actualmente quantos elementos, dos que foram eleitos, ainda continuam a fazer parte e a comparecerem em reuniões, se é que as há, da casa do pessoal? Será que há voluntários para formarem uma nova gerência? Penso que nem com vencimento alguém se queira meter nesta "empresa". Vou-me ficar por aqui.

    ResponderEliminar
  5. Só para esclarecer,o valor da ceia dos funcionários que fazem noite é debitada juntamente com a factura mensal paga á empresa concessionada,é paga juntamente com as refeições dos doentes internados,não sai do subsidio de refeição de nenhum funcionário...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo assim, digam o que disserem, a ceia é fraca.

      Eliminar
  6. Não sei se será o caso, mas existem muitas situações em que as empresas que concessionam os bares e cantinas dos hospitais (e também de outras instituições) não têm um profissional com competências para elaborar ementas, quer variadas e com qualidade, quer nutricionalmente satisfatórias. Infelizmente, muitas empresas de alimentação ainda não perceberam (ou não lhes dá jeito perceber...) o que é um Nutricionista, e o quanto os gestores, contabilistas ou lá o que quer que sejam não têm capacidades para desempenhar esse papel.

    Bárbara

    ResponderEliminar