quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

5º lugar na votação Blog do Ano!



Terminou o concurso Blog do ano.
O PDDSE ficou em 5º lugar na categoria saúde!
Consultem aqui as votações gerais, de todas as categorias e fiquem a conhecer os melhores Blogs nacionais, em categorias que vão desde "pesca desportiva" a "música" e "arquitectura", entre outros.
Parabéns pela iniciativa!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Pedem-se enfermeiros para trabalhar na cadeia a 5 eur/hora

Regressam as notícias de exploração e insulto à classe de enfermagem
Parece que anda um imbecil de uma empresa qualquer de recrutamento, a perguntar se há enfermeiros interessados a trabalhar no estabelecimento prisional de Viana do Castelo a 5 eur/hora.
É revoltante, é desprestigiante, é um insulto!
Não vou ficar por aqui, já estou a trabalhar na denúncia. Fico na dúvida se a Ordem tem poder de intervenção nestas matérias, também se não o tem, para que servirá?
Divulgem! Não podemos ficar indiferentes perante estas ofensas!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Concurso Blog do ano


Está reaberto o concurso Blog do ano, criado pelo Blog "Aventar".
O PDDSE foi sugerido, na lista temática de "Saúde", o que constitui motivo de grande orgulho.
Felicito o Blog Aventar pela boa iniciativa!

Quem seguir o PDDSE e achar que merece 1 voto, é só entrar neste link.
A ver se conseguimos ir à 2ª fase. Cada pessoa pode votar em diferentes blogs e pode votar no mesmo Blog de 24 em 24 horas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Serviço de Urgência ameaça ruptura por falta de Assistentes Operacionais.


O Serviço de Urgência está a entrar num ponto de ruptura devido a falta de Assist. Operacionais. Para que se entenda a profundidade desta delicada questão, seria importante recuar. Neste serviço, a categoria de Assistente Operacional subdivide-se em duas, vulgarmente designadas: Auxiliares (mulheres) e Maqueiros (homens). Este ponto prévio, já foi alvo de análise num antigo post ("O problema dos maqueiros") e por isso não vou aqui discutir se deveria ser assim, ou não, mas para quem está de fora e para o que de seguida será dito, é importante perceber que existem essas duas "sub-categorias".

Continuando então, é incompreensível, aos meus olhos e aos olhos de muitos, que num Serviço de Urgência esteja escalada UMA Auxiliar, quando deveriam estar TRÊS presentes. É incompreensível que por sistema estejam escalados dois Maqueiros, quando deveriam estar três presentes. Para muitos poderá ser um problema pouco significante, mas quando vos digo que os cuidados de saúde são fortemente prejudicados devido à falta de Assistentes Operacionais, vocês certamente pensarão duas vezes se levam o vosso filho ou a vossa mãe, para um Serviço com falta de pessoal. 
Quem vive diariamente o Serviço tem a perfeita noção que três Auxiliares já é pouco, para um Serviço com demasiados períodos intensos, agora imaginem uma! Uma para auxiliar nos cuidados ao doente emergente, para limpar as instalações, para serviços de estafeta, para repor material, para auxiliar nos cuidados ao doente nas diferentes áreas do Serviço de Urgência (Admissão, Pediatria, Triagem, Reanimação, Trauma, Ortopedia, Macas) e quando digo cuidados, refiro-me a todo tipo de cuidados (higiene, técnicas, posicionamentos, etc), para três mulheres já não é fácil, agora imaginem para UMA! Quem tem responsabilidades nisto? Quem decidiu que assim fosse?
Será que é muito caro admitir Auxiliares?? Para o ordenado miserável que lhes pagam certamente que não é... há médicos que ganham 50 vezes mais.
Porém o problema não passa só pela não admissão de mais Assist. Operacionais, o problema é mais grave do que isso e é o que mais se tem vindo a falar nos corredores da Urgência, é a quantidade alarmante de baixas médicas por "doença" destes funcionários. 
O fenómeno poderá ser típico nos portugueses e poder-se-à estar a avolumar nos últimos anos com a crise económica/social mas, mesmo assim, porque é que o Serviço de Urgência tem uma quantidade absurda de Assist. Opercionais com baixa???
Quem investiga a veracidade dessas baixas?
Quem é responsável por manter nos quadros do Serviço de Urgência, Assist. Operacionais com graves problemas funcionais, aos quais são atribuídos "cuidados moderados"? Mas o que são cuidados moderados num Serviço de Urgência!!?? Não há cuidados moderados num Serviço de urgência!! Como colocam uma senhora que tem graves problemas de coluna (suponho eu) num cargo onde é necessário ajudar a transferir doentes de maca para maca, por vezes de 2 em 2 minutos??? E depois, como não consegue fazer esse serviço, tem que chamar e esperar por outro colega, com outras funções. 
Quem são os responsáveis?
E quem enfrenta as consequências da falta de Assist. Operacionais? São os doentes que não são atendidos atempadamente, são os enfermeiros porque ficam sem ajuda e são os próprios Assist. Operacionais que lá estão, que têm que se multiplicar em serviços, porque estão em número reduzido.

Digo-vos com toda a sinceridade, é triste a situação dos Assist. Operacionais, são mal pagos, trabalham nestas condições e ainda por cima não lhes é pago os suplementos do trabalho nocturno, como pagam a todas as outras categorias profissionais .. mas isso é ainda outra rude questão... por enquanto ficamos por aqui.