quarta-feira, 13 de agosto de 2014

75% dos enfermeiros à beira da exaustão emocional


Mais de dois em cada três enfermeiros estão à beira da exaustão emocional. As condições de trabalho são cada vez piores e muitos, se pudessem, mudariam de profissão. As conclusões são de um estudo realizado em Portugal pela Universidade Católica. (notícia SIC)


Se por um lado fico satisfeito ou aliviado talvez, por investigadores com créditos, exporem aquilo que nós bem sabemos há muito, por outro lado já enerva vermos estudos e mais estudos sempre a falar dos problemas dos enfermeiros e tudo continuar igual.

Se no inicio deste Blog o título causou alguma celeuma, hoje em dia pelo que se confirma pelo estudo, começa a fazer todo sentido.

O PDDSE já fala nisto desde 2008, desde o ano do seu início! Mas parece que ninguém nos ouve...
Aqui ficam alguns posts sobre o assunto:

Agressões/assédio moral - uma nova epidemia (Out 2008)

(Dis)stress em enfermagem (Nov 2008)


Ganhem juízo (Nov 2009)

Nervos à flor da pele (Nov 2009)



Bom acho que vou ficar por aqui senão a lista não acaba, vendo bem, mais de metade dos posts deste blog abordam este tema... não fosse este uma das causas do blog..




1 comentário:

  1. Tem razao para se sentirem roubados e marginalizados, mas tambem ha muita coisa por dizer como por exemplo : os enfermeiros hoje em dia a maior parte parecem mais assistentes administrativos, passam mais tempo a fazer notas do que a tratar do doente, que por sua vez passou a ser obra de auxiliares.... que sao muito poucas tambem.culpa de muitos colegas que ate gostam, felizmente a colegas de mais idade de profissao que fazem o que deveriam fazer cuidar do doente. Se estao cada vez menos e porque tambem deixaram chegaar a isso. Boa sorte!

    ResponderEliminar