terça-feira, 19 de agosto de 2014

A minha resposta à ignorância do Ministro sobre a exaustão dos enfermeiros


Mesmo sem fazer nada pela enfermagem via o Ministro da saúde como alguém dotado intelectualmente, com um discurso seguro e ponderado. Como prova disso mesmo, o seu nome ja avançou por um par de vezes para outros altos cargos.
Esta imagem desvaneceu a partir do momento em que diz que a "exaustão dos enfermeiros se deve a trabalho no público e privado". A partir deste momento passou a ser alguém precipitado, injusto (já o era) e acima de tudo ignorante, alguém sem capacidade de se informar sobre a verdadeira realidade dos problemas da enfermagem, problemas esses que, por muito que não pareça, são da sua responsabilidade.
Mais uma vez vou tentar entrar em contacto com o senhor pra lhe explicar que:

Se há enfermeiros que acumulam, ou têm mais que um emprego, para ser mais preciso, é porque o Sr Ministro o permite e é porque eles assim o entendem. Cada qual sabe da sua vida. Se quiser evitar este fenómeno coloque contratos de exclusividade. Mas isso iria ser complicado sr ministro, porque depois teria que se mexer nos médicos e não seria muito conveniente, ora não?!
O número de enfermeiros que têm mais que um emprego é insignificante em comparação com a grande maioria que tem um, por isso Sr ministro, ao analisar os problemas da classe não fale em minorias.
Um enfermeiro que acumula empregos fá-lo, não porque tem prazer em trabalhar largas dezenas de horas por semana e estar ausente de casa, fá-lo porque ganha mal com um emprego apenas, fá-lo porque quer outra estabilidade para a sua família.
A maioria dos enfermeiros onde eu me incluo, não tem mais que um emprego, mas acumula funções, (tal como escreveu um colega num interessante texto que circulou e cujo nome não encontro), somos enfermeiros e por diversas vezes somos administrativos, auxiliares e médicos, simplesmente porque há desorganização e falta de pessoal em todos os sectores.
Tenha respeito pelos enfermeiros, pare de dizer asneiras e comece a trabalhar para dar maior segurança e motivação à classe!

Sem comentários:

Enviar um comentário