sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Encerramento de valências no Hospital de Viana?



O mandato deste ministro da saúde vai ficar marcado pelas abruptas reformas, encerramento de valências, encerramento de SAPs, serviços de urgência, etc e cortes brutais na despesa que trazem graves repercussões em doentes com patologias crónicas.
Todos tivemos efectivamente noção que isto iria acontecer, que a saúde iria sofrer, mas talvez não esperássemos esta intensidade, esta razia.
Mais surpreendidos ficámos com o facto de a saúde ser o sector mais atingido pela crise em Portugal. Alguém percebe porquê? Será que está a ser um exagero desmesurado? Ou será que alguns encerramentos fazem sentido? São estas as minhas duvidas. Não tenho consciência exacta das estatísticas no nosso hospital, mas tenho a percepção de que (p.e) o Serviço de Obstetrícia faz todo o sentido, mas o mesmo já não poderei dizer em relação ao Serviço de Neonatologia, que anualmente apresenta um número demasiadamente curto de internamentos. 
Poderei estar enganado e poderei ferir várias susceptibilidades, mas é esta a minha percepção, é isto que tenho ouvido até por pessoas da área. 
Seria viável uma fusão do Serviço de Pediatria com Neonatologia? Não sei... alguém entendido na matéria que se pronuncie. 
 Mesmo assim eu sou contra o encerramento radical de valências no nosso hospital, apesar de concordar que, aqui, alguns parênteses poderão ser colocados.

4 comentários:

  1. Todos queremos mais e melhor, sempre. E de preferência de Borla. Infelizmente a época das vacas gordas terminou. Temos que nos compadecer disso. Gastou-se muito e ainda se gasta com coisas que só servem para enriquecer alguns... no caso da saúde enriqueceu muita gente... Infelizmente acabou.

    ResponderEliminar
  2. Seria viavel, uma vez que, em tempos já funcionaram em conjunto.

    ResponderEliminar
  3. Julgo que os funcionários da ULSAM tem o direito de saber aquilo que foi dito ao Senhores Presidentes de Câmara. Não se precebe porque foram eles os primeiros a saber.Tudo o que se sabe é aquilo que cada um vai dizendo aos seu municepes. Estes sim boa gente.

    ResponderEliminar
  4. Não concordo com encerramento destes serviços ,visto a cidade de Viana ser capital de distrito, concordaria sim com o reaproveitamento e gestão de recursos empregues nestes serviços.
    Neonatologia penso que terá funcionários em excesso!

    ResponderEliminar