sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Subcontratação, favorecimento, precariedade


Subcontratação, favorecimento, precariedade são conceitos cada vez mais em voga no nosso meio.

Empresas de subcontratação nascem como cogumelos, com lucros incríveis à custa da exploração e precariedade de contratos dos seus trabalhadores. O desespero e a esperança de que melhores dias virão, leva a que estas pessoas aceitem o chulanço. Mais revoltante ainda se torna este jogo de interesses, quando os gestores destas empresas desempenham cargos de destaque nas empresas requisitantes. Que vómito é este? Enoja-me este sistema, revolta-me este governo, indigna-me esta conivência e passividade. Somos o país do favorecimento, do facilitismo, da corrupção! Vergonha!

Primeiro foram os assistentes operacionais, com histórias de favores pelo meio dos contratos, contratos estes, execráveis.
Depois foram os médicos, aqui já do conhecimento público, com as notícias de lucros milionários por parte das empresas de subcontratação, com a colocação de médicos à tarefa, devido à paranóia do surto da gripe.
Agora são os enfermeiros com contratos de 2 meses pela mesma paranóia. Como é possível? Onde anda a Ordem dos enfermeiros? Enfermagem era o exemplo do profissionalismo e responsabilidade, com processos de integração planificados, rigorosos e dentro de um período de tempo razoável. Agora a integração nos serviços deve demorar talvez um turno... se tanto. Os erros são inevitáveis, quem são os responsáveis? 

São necessários mais enfermeiros? Evidentemente que sim. Não é pela paranóia das gripes que o são, são necessários mais enfermeiros desde há anos! Não é de agora. Agora vê-se até nas redes sociais anúncios "urgentes!" de contratação de enfermeiros...
O Ministério não constata a realidade, não prevê, não planifica, depois cede a alarmismos.
São necessárias empresas para contratar profissionais?! Não há gestores suficientes num hospital para assumir a contratação? É assim tão complicado lançar um concurso e seleccionar candidatos? Bom é pagar milhões a oportunistas!

7 comentários:

  1. Nao podemos culpar so o Ministerio da saude, quando as administraçoes poe elas proprias barreiras ha contrataçao de profissionais.

    ResponderEliminar
  2. O Sr Bastonário foi convidado recentemente para participar num debate sobre a precariedade dos serviços de saúde, em horário nobre na televisão pública, o qual recusou, uma vez que o seu lugar seria na plateia e não na mesa de debate. Pois bem, não se achou merecedor de ocupar o lugar de participante secundário. Concordo. Mas será esta a melhor atitude para defender os enfermeiros e as pessoas? Não me parece...

    ResponderEliminar
  3. É o vale tudo...os problemas começam logo na incompetência de enfermeiros directores.

    ResponderEliminar
  4. Comentava-se hoje nos corredores, que enquanto os enfermeiros prestavam cuidados no clima de dificuldade que todos conhecemos, duas equipas de chefes e candidatos a tal, denominadas " for sales" "for boys" ajustavam argumentos ficando o resultado 30 - 22. Ao trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa. Espero que acabe o desrespeito pelos profissionais e que em breve se sinta que há alguém interessado em melhorar condições de trabalho e em dignificar a enfermagem beneficiando dessa forma os utentes da nossa instituição.

      Eliminar
    2. Durante o fim de semana recebi várias msgs que a enfermeira directora foi forçada a demitir-se. Aliás a sua substituta (também ela dos cuidados primários) tem-se redobrado em contactos para formar equipa.
      Mas então e, se o meu raciocínio é lógico, teremos mais de meia centena de chefias.Só neste País! À nova enfermeira directora sugiro duas alternativas: ou os manda para a prestação de cuidados, ou os manda para a lista de excedentários, podendo assim criar mais de cinquenta postos de trabalho.

      Eliminar
  5. O governo gaba-se de baixar a despesa com pessoal...O pior é que a despesa com aquisição de serviços subiu para valores absolutamente surreais!!!

    ResponderEliminar