sexta-feira, 3 de junho de 2016

35 horas, mas não para todos !?!


Após alguma incerteza e inverdade, após avanços e recuos, as 35h vão finalmente ser devolvidas aos enfermeiros. Foi uma temporada extremamente difícil marcada por uma tremenda injustiça e discriminação entre a classe. 
Trabalhar 40 horas semanais, por si só já é duro, fazê-las sem ver um único acréscimo no vencimento, ultrapassa todos os limites daquilo que é direito laboral actual.
Defendo as 35h para qualquer área, mas mais ainda para a enfermagem, por sabermos e está comprovado, que o trabalho em saúde é de maior desgaste e risco, principalmente pelo trabalho por turnos.
Ontem, dia 2 de Junho, na Assembleia da República, ficou decidido as 35h apartir do próximo dia 1 de Julho, sem faseamentos, para os CTFP, com votos favoráveis do PS, PCP, Verdes, BE e PAN e votos contra (como seria de prever) da direita.
Esta foi uma batalha ganha, muito pela pressão do Sindicato e quando digo sindicato refiro-me apenas ao singular, porque o que se viu foi movimento do Sindicato dos Enfermeiros, mais concretamente do SEP, não vi sindicatos de outros sectores muito preocupados com esta matéria.
A batalha foi ganha, mas não a guerra, porque o que se pretende é que as 35h sejam para todos, independentemente do vínculo (posição marcada pela PCP, Verdes e BE), porque caso contrário estamos a fazer com que a injustiça persista, já que os CITs não foram abrangidos.
Da mesma forma que os CITs que já faziam as 35h se solidarizaram com esta luta, aderindo a greves por esta causa, espero eu, que quando os CTFP tiverem as 35h, se solidarizem pela luta que agora se adivinha, dos CITs com 40h.
Dia 6 de Junho haverá uma nova etapa decisiva sobre esta matéria, numa reunião entre Ministério da Saíde e SEP, onde se pretende negociar um Acordo colectivo de trabalho (ACT) para a aplicação das 35h semanais aos CITs.
Lutar pelos nossos direitos, por justiça laboral afinal faz sentido!