quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Em Viana há um novo corredor na Urgência

(ATENÇÃO: ESTA FOTO É RETIRADA DA NET, NÃO SE TRATA DA UNIDADE MENCIONADA NESTE POST)

Em Viana já se pode correr livremente pelo corredor do Serviço de Urgência e as macas já circulam sem que sejam como um carrinho de choque.
Um mês após a publicação do post "Ainda se morre nos corredores das Urgências", onde procurei alertar entidades e acima de tudo cidadãos, sobre a decadência desta realidade que se vive um pouco por todo o país, é com dever de consciência e sentimento de felicidade que noticio que agora, pelo menos no nosso Hospital em Viana do Castelo, o risco de se morrer num corredor de Urgência é diminuto ou provavelmente nulo. 
Recentemente foi aberta, para os utentes do Serviço de Urgência deste Hospital, a Unidade de Decisão Clínica (UDC), que recebe os utentes que anteriormente aguardavam no corredor. Esperada e desenhada já há vários anos, esta é uma mudança que procura minimizar ou eliminar as precárias condições de conforto e vigilância dos utentes que esperavam, várias horas, até mesmo dias, por uma decisão clínica.
As condições não são como as noticiadas na SAPO, onde os utentes têm direito a uma cama, continua a ser uma maca, mas se a estadia do doente for curta, aceita-se. O problema está quando não o é, o que acontece com frequência.
Além da melhoria no que diz respeito à privacidade do utente, com a criação desta UDC realço outros improvements como a presença de luz natural e a sua forma estrutural em U deitado, o que possibilita para os enfermeiros, visão com campo aberto para todos, ou quase todos os utentes.
Relativamente ao número de vagas já ouvi versões diferentes, na mesma página da SAPO são 25, na Rádio Alto-Minho, já são 20, outros até falam à volta de 30. Lamento mas não disponho do número certo, o que disponho é da imagem da Unidade de Decisão Clínica de Braga e outros hospitais quando estão a abarrotar, por isso em alturas criticas, ou há a capacidade de drenar eficazmente os utentes, ou voltamos ao mesmo e acabamos a dar razão aos mais cépticos que mesmo com a criação da UDC não acreditam que a médio, longo prazo, deixarão de haver doentes nos corredores da Urgência em Viana. Eu sou mais optimista, daqui a meio ano falamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário